quinta-feira, 4 de junho de 2009

Conta uma lenda que, no príncipio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, descobriu que havia esgotado todos os materiais sólidos no homem.
Diante dessa dificuldade e depois de profunda meditação, fez o seguinte :
tomou a redondeza da Lua, as curvas suaves das ondas, a terna aderência de uma planta trepadeira, o trêmulo movimento das folhas, e esbeltez da palmeira, a cor delicada das flores, o olhar amoroso da corsa, a alegria do raio do sol e as gotas de pranto das nuvens, a incostância do vento a idealidade do cão, a modéstia do lírio e a vaidade do pavão, a suavidade da pluma cisne e a dureza do diamante, a doçura da pomba e a crueldade do tigre, o ardor do fogo e a frieza da neve.
Com essas misturas de ingredientes tão desiguais, criou a mulher e deu-a ao homem.
Depois de uma semana, o homem veio e lhe disse :
'' - Senhor, a criatura que me destes me faz infeliz : quer toda a minha atenção, nunca me deixa sozinho, fala sem parar, chora sem motivo, se diverte fazendo - me sofrer, e estou vindo devolvê-la porque não posso viver com ela ! ''
- Esta bem, respondeu Deus, e tomou a mulher de volta. Passou uma semana, o homeme voltou e disse :
- Senhor, estou muito solitário desde que devolvi a criatura que fizeste pra mim .
Ela cantava e brincava ao meu lado, olhava- me com ternura e seu olhar era uma carícia , ria e seu riso era uma música, era formosa e suave ao tato.
Por favor , devolva-me , porque não posso viver sem ela !
- Esta bem, disse o criador . E a devolveu.
Mas, três dias depois, o homem voltou e disse :
- Senhor , eu não sei. Eu não consigo explicar, mas depois de toda esta minha experiência com esta criatura , cheguei à conclusão que ela me causa mais problema do que prazer.
Peço - lhe, tomá-la de novo ! Não consigo viver com ela !
O criador respondeu :
- Mas também não posso viver sem ela
E virou as costas para o homem e continuou seu trabalho .
O homem desesperado disse : - como é que eu vou fazer ?
Não consigo viver com ela e não consigo viver sem ela .
- Achei, que com as tentativas, você já tivesse descoberto respondeu então Deus :
Amor é um sentimento a ser aprendido : é tensão e satisfação.
É desejo e hostilidade . É alegria e dor. Um não existe sem o outro.
A felicidade é apenas uma parte integrante do amor .
Isto é o que de ser aprendido. O sofrimento também pertence ao amor.
A sua própria beleza e o seu próprio fardo.
Em todo o esforço que se realiza para o aprendizado do amor é preciso considerar sempre a doação e o sacrificio ao lado da satisfação e da alegria.
A pessoa tera sempre que abdicar alguma coisa para possuir ou ganhar uma outra coisa .
Terá que desembolsar algo para obter um bem maior e melhor para sua felicidade.
É como plantar uma árvore frente a uma janela. Ganha a sombra, mas perde uma parte da paisagem.
Troca o silêncio pelo gorgeio da passarada ao amanhecer .
É preciso considerar tudo isto quando nos dispomos e enfrentar o aprendizado do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário